Como Criar um Site Grátis – Faça Você Mesmo

Publicado por Ilan Brazileiro em

Sim você pode criar um site grátis hoje e agora se quiser. E esqueça essa coisa de codificação, HTML, CSS e etc. Criar um site hoje em dia se tornou uma tarefa até divertida.

É claro que estamos falando de um site básico onde você quer expor sua empresa ou seu trabalho na internet. Para sites ou negócios na internet maiores, onde você vai ter todo um sistema rodando por trás dele a sua solução é outra.

Você pode dar uma olhada em Conhecendo os principais tipos de sites e negócios na internet e conhecer melhor o seu negócio antes de gastar seu tempo aqui criando seu site e depois ter que migrar tudo para outro lugar.

Mas se você quer criar seu site agora mesmo trago para vocês algumas opções de como criar seu próprio site de forma gratuita e sem a ajuda de especialistas.

Diferença entre Site e Blog

Antes de colocar a mão na massa é importante também saber a diferença entre Site e Blog, para você não se confundir na hora de desenvolver o seu projeto.

O que é um site?

Um site é o endereço digital que apresenta os serviços que uma empresa ou profissional fornecem a seus clientes. Ele pode ser organizado por páginas ou seções, onde cada uma delas fornece um tipo de informações a seus clientes.

Nelas podemos encontrar a página principal, em outra podemos encontrar o famoso “Quem Somos” ou “Currículo Profissional”, em outra um mix de produtos, o contato, a localização física do negócio e etc.

Essas informações garantem que o visitante conheça o negócio ou profissional e saiba como ele pode ser contratado. São dados estáticos, ou seja, que não demandam atualização frequente.

Exceto a página de contato, todas as outras não são feitas para estimular uma interação no site, mas sim para conduzir o visitante para outro ponto de venda ou iniciar um relacionamento com o profissional.

O que é um blog?

Blogs, por outro lado, funcionam como um local para registros regulares e atualizados sobre um tema. Inclusive, eles também podem ser organizados por páginas, caso o nicho permita.

Um blog sobre gastronomia, por exemplo, pode ter páginas que organizem as receitas, dicas do chef, eventos realizados, produtos digitais à venda etc.

Esse modelo de endereço digital precisa de engajamento e interação, por isso, é preciso criar posts otimizados com estratégias de marketing de conteúdo para conquistar posições mais altas na pesquisa do Google e, assim, atrair visitas orgânicas, sem impulsionamento pago.

Então, podemos dizer que as principais diferenças entre os dois estão em seus propósitos e tipo de gestão: o site foca na descrição do negócio como um cartão de visitas, e o blog no relacionamento com o público para se promover e gerar oportunidades e mais vendas.

Como Criar Um Site Grátis – Fazendo Você Mesmo

Existem muitas empresas hoje em dia que oferecem um serviço de construtor de sites muito engajado e fácil de se trabalhar. Com essas ferramentas você consegue desenvolver seu site sem a ajuda de um especialista.

O mais difícil vai ser escolher qual dessas empresas você vai querer construir seu site. Outra informação relevante é sobre a hospedagem e domínio. Nem sempre a hospedagem é gratuita e para que seus clientes sintam mais confiabilidade em seu negócio, é muito, mas muito interessante que você registre um domínio .com.br.

O que é um domínio?

Um domínio é o seu endereço na internet, ou da sua empresa, ou do seu negócio. É por ele que as pessoas vão chegar até você pela internet.

Ele é o seu endereço virtual, é ele que identifica a sua empresa (ou você próprio) na internet.

Ele pode ser considerado como o nome do seu site, mas que também ficam identificam os e-mails da sua empresa, ou negócio, ou até você mesmo.

Um domínio é composto por um nome e uma extensão, como:

  • suaempresa.com.br
  • nome: suaempresa
  • extensão: .com.br

Existe uma infinidade de extensões disponíveis. As principais delas são:

  • .com
  • .com.br
  • .net
  • .org
  • .info
  • .edu

Mesmo que você não queira se especializar na parte técnica, não custa entender como isso tudo funciona, certo?

Tecnicamente falando, cada domínio está ligado a um determinado endereço de IP (Internet Protocol).

O IP nada mais é do que uma sequência de números que identifica cada computador ligado à internet, incluindo o servidor no qual seu site está hospedado. Sim… além do domínio, você vai precisar de uma hospedagem para armazenar os arquivos do seu site.

Este armazenamento é feito por um computador ligado a internet (servidor), e ele também tem o endereço de IP dele.

Um endereço de IP, como é composto por uma sequencia de números fica muito mais difícil de memorizar ( Ex. 192.168.0.235), daí a necessidade da utilização dos domínios.

Você pode registrar um domínio .br pelo Registro.br, lá você vai poder testar se o nome que você pretende para seu negócio ou empresa ainda está disponível. É neste site que você consegue registrar o nome da sua empresa na internet como por exemplo: suaempresa.com.br

Você pode ver muito mais em Como escolher o domínio perfeito para seu negócio Qual a diferença entre Domínio e Hospedagem de sites?

Registrando um domínio

Como falado anteriormente é muito importante para a confiabilidade de sua empresa que você registre um domínio. Além da confiabilidade te dou mais 10 motivos para você registrar um domínio.

1. Credibilidade

2. Divulgação

3. Memorização

4. Alcance nas redes de pesquisa

5. E-mail próprio

6. Proteção da marca

7. Customização do site

8. Ausência de anúncios indesejados

9. Independência

10. Baixo custo

Depois de convencido sobre a importância em registrar um domínio é hora de botar a mão na massa. Vou fazer uma explicação básica de como registrar um domínio .br, caso tenha dúvidas você pode entrar em Como registrar domínio .br e ver em detalhes toda a explicação abaixo.

1 – Acesse o site registro.br para poder escolher o nome de seu site. Essa etapa é muito importante, porque quando você compra um domínio, evita que outras pessoas utilizem o mesmo nome que você.

Para isso, basta acessar o registro.br, digitar o domínio desejado no espaço indicado e clicar em Pesquisar para ter certeza de que o nome que você escolheu não foi usado ainda.

criar um site grátis

Caso o nome escolhido não esteja sendo utilizado, basta clicar em “Registrar”. Você preenche o formulário a seguir com todas as suas informações. Escolhe a forma de pagamento e aguarda o e-mail com as informações de pagamento chegarem.

O pagamento feito via Cartão de crédito habilita o domínio quase que instantaneamente para você, já o pagamento feito via boleto tem que aguardar o tempo para o boleto ser registrado e compensado.

Agora começa a diversão

Com o registro em mãos é hora de você escolher qual construtor de sites vai usar. Qual ferramente vai utilizar. Eu vou trazer para vocês algumas opções, você pode navegar pelo site e ver cada uma delas.

Criando um site grátis com Google Sites

1. O primeiro passo a se fazer é criar uma conta Google, caso você não tenha uma.

2. Acesse o google.com e pesquise Google Sites. Escolha a opção do Google Sites.

3. Assim que abrir a página principal, clique em Criar no canto direito da tela. Você terá duas opções: no Google Sites Clássico no novo Google Sites. Selecione a segunda opção.

Como criar um site

3. Assim que você selecionar a opção no novo Google Sites, uma nova janela será aberta já com a página inicial de seu site.

Essa será a primeira imagem que as pessoas verão assim que acessarem seu site. Por isso, é importante que você invista tempo para deixar uma boa primeira impressão e, principalmente, para que essa página tenha a identidade da sua marca.

Você pode customizar essa página da maneira que achar melhor e de forma que os visitantes olhem e saibam que aquele site é seu.

4. Acrescente seu logo no canto esquerdo da tela, em Digitar o nome do site, e o Título da sua página, com o nome de sua marca ou até mesmo uma frase que resuma seu negócio.

Em Título da sua página você pode inclusive Alterar imagem e escolher entre Fazer upload ou Selecionar imagem. Na primeira opção, caso você tenha um banner com a identidade de sua marca, é possível acrescentá-la em seu site. Mas se você não tiver nada específico ainda, você pode utilizar o banco de imagens disponibilizados pelo Google e escolher uma que reflita o nicho de seu empreendimento.

5. Acrescente textos, imagens, incorpore uma URL (caso você tenha um blog ou até mesmo suas redes sociais) e faça upload de arquivos, como vídeos, para incrementar ainda mais a página inicial de seu site. Para isso, basta escolher a ação que você desejar no canto direito da tela, logo abaixo de Inserir.

Se seu negócio tiver uma sede ou uma loja física, você pode clicar em Mapa e acrescentar o endereço. Além disso, clicando em YouTube é possível colocar vídeos de seu canal nessa rede na primeira página de seu site.

6. Clique em Temas para escolher o estilo de letra e cores dos textos e em Páginas para adicionar outras páginas ao seu site.

7. Acrescente quantas páginas você achar necessário para criar uma vitrine de seu negócio. Cada vez que você acrescentar uma Nova página, o título escolhido para ela aparecerá no canto superior da página principal de seu site. Lembre-se de customizar todas as novas páginas de forma a deixar o site sempre com sua identidade.

É possível criar botões com call to actions em todas as páginas de seu site. Basta que você acrescente a página de destino para onde o visitante de seu site será encaminhado.

8. Quando você tiver acrescentado todas as páginas, textos, imagens e vídeos em seu site, clique em Publicar no canto direito da tela.

Escolha o nome de seu Endereço da Web. Caso o nome já tenha sido usado, o Google informará para que você mude o nome de seu site.

9. Clique em Visualizar para ver como seu site ficou. Você pode fazer alterações sempre que necessário.

Pronto! Você acabou de criar um site usando o Google Sites. Porém, como você pode perceber, sua URL aparecerá sempre com sites.google.com antes do nome de seu negócio. Então, essa não é uma opção muito recomendada, porque, como já dissemos, você não terá autoridade de domínio.

 

Criando um site grátis com WIX

1. Cadastre-se na plataforma

Assim que você acessa a plataforma, precisa se registrar para poder criar um site. Basta preencher algumas informações ou integrar o login do Facebook ou do Google.

Passo 1 para criar site no wix

2. Inicie um projeto de criação

Depois, clique em “criar novo site” e selecione o seu objetivo: você pode fazer um portfólio, um site de vendas, um currículo virtual etc.

Então, selecione se você prefere criar seu site usando o Editor Wix — com mais possibilidades de personalização — ou deixar para o Wix ADI. Nesse último caso, basta preencher algumas preferências para ver o seu site pronto.

Passo 2 para criar site no wix

Passo 3 para criar site no wix

Passo 4 para criar site no wix

3. Escolha um template

Caso tenha optado por utilizar o Editor Wix, o próximo passo é selecionar um template de base. Existem várias categorias e subcategorias para escolha.

Passo 5 para criar site no wix

4. Personalize suas páginas

Template escolhido, basta personalizar as páginas.

No canto superior esquerdo, você pode selecionar qual seção editará primeiro e adicionar páginas.

Passo 6 para criar site no wix

Configurações da página

Sempre que selecionar uma página para editar, você verá uma lista com alguns ícones no canto esquerdo.

Clicando no primeiro, aparecerão opções de configuração, como:

  • informações;
  • layouts;
  • atributos de SEO;
  • permissões e outros.

Passo 7 para criar site no wix

Passo 8 para criar site no wix

Background da página

No segundo ícone, você consegue editar o background da página.

Dá para escolher opções prontas de fundo, carregar imagens, vídeos ou simplesmente trocar a cor do tema.

Passo 9 para criar site no wix

Seções, ícones e formas

O terceiro ícone é para adicionar elementos na página. Vetores, caixas de texto, botões, ícones de redes sociais, listas — existem várias opções.

Nesse ponto, lembre-se de que um menu simples e intuitivo é um dos elementos fundamentais em um site. Por isso, capriche na escolha dos símbolos e formas.

Passo 10 para criar site no wix

Aplicativos do Wix

No quarto ícone, você verá uma página com aplicativos desenvolvidos pelo Wix para adicionar ao site. Alguns são gratuitos e outros, pagos.

Passo 11 para criar site no wix

Upload de mídias

Logo abaixo, há a opção de subir alguma mídia diretamente do seu computador ou das redes sociais, além de materiais do próprio Wix.

Passo 12 para criar site no wix

Wix Blog

O último ícone de edição da página se refere ao recurso de blog integrado ao site, que você pode criar pelo próprio Wix.

Passo 13 para criar site no wix

5. Edite a versão mobile

Depois de personalizar cada uma das páginas do seu site, vale a pena selecionar o ícone do dispositivo móvel, na barra superior do Editor Wix.

Esse é o momento de fazer alterações e customizações para que a experiência do usuário também seja boa no smartphone ou tablet.

Existem opções específicas, como as “Ferramentas do Mobile”, com uma série de recursos para que você tenha um site responsivo.

Passo 14 para criar site no wix

 

Passo 15 para criar site no wix

6. Visualize a página e faça os últimos ajustes

Depois de terminar a edição, clique no ícone de Zoom, na barra superior, para visualizar a sua página completa.

Aqui, você consegue reorganizar os elementos — basta arrastá-los para o local desejado.

Passo 16 para criar site no wix

7. Publique e gerencie seu site

Tudo certinho?

Então, selecione a opção “Publicar”, no canto superior direito e voilà! Seu site está pronto para ser acessado pelo público.

Depois disso, passeie pelas opções de gerenciamento no “Painel de Controle”. Existem menus para:

  • conectar contas e domínios;
  • gerenciar os membros do site;
  • responder mensagens;
  • acompanhar estatísticas sobre o comportamento dos visitantes;
  • usar recursos de marketing para potencializar o SEO;
  • alterar funções etc.

Passo 17 para criar site no wix

Passo 18 para criar site no wix

Lembrando que a qualquer momento você pode migrar para alguma das versões pagas. Entre as vantagens, estão a ausência de anúncios do Wix e a possibilidade de personalizar a URL.

Na versão gratuita, seu site será encontrado como www.nomedoproprietario.wixsite.com/seusite.

Já nos planos Premium, você consegue utilizar um domínio como www.seusite.com, que dão à página um ar mais profissional.

 

Criando um site Grátis com WEBNODE

COMO CRIAR UMA CONTA NO WEBNODE

Para começar a usar o Webnode você precisará cadastrar-se no serviço primeiro. O registro é gratuito e pode ser feito online e, em poucos minutos. Acompanhe os passos necessários e faça uma conta em apenas 5 etapas:

1º Passo – Primeiro, acesse a página oficial do serviço nesse endereço www.webnode.com.br e cadastre-se gratuitamente selecionando o botão “Comece já”.Como criar uma conta no Webnode.

2º Passo – Digite o nome do site. O primeiro campo é o mais importante. Ele será o endereço do seu site, será o seu domínio principal, digite o endereço que desejar registrar no Webnode.

Escolher um nome de site no Webnode.

3º Passo – Digite o seu endereço de e-mail. No segundo campo, informe o seu endereço eletrônico e que precisa ser válido para que você consiga receber informações e suporte, também será necessário fornecê-lo para entrar no serviço.

Digitar endereço de email para abrir conta no Webnode.

4º Passo – No terceiro campo, digite uma senha para acessar o serviço. Depois de realizar o registro e configurá-lo, será necessário fazer login no Webnode sempre que desejar realizar novas configurações ou publicar conteúdo.

Digitar uma senha para entrar no Webnode.

5º Passo – Agora que terminou, selecione a alternativa “Registre e Crie”. Para terminar de abrir uma conta no Webnode, aguarde alguns instantes e uma nova página de assistente de registro será aberta.

Criar um site no Webnode - Registro.

CRIAR UM SITE NO WEBNODE

Depois de registrar-se no serviço, você poderá começar a construir o seu site Webnode, mas antes de poder editá-lo, você precisará configurá-lo.

O procedimento é muito simples, será necessário escolher o tipo de site que você gostaria de criar e escolher um dos templates gratuitos. Depois que você terminar, será levado para o editor de site do Webnode.

Fizemos um site de exemplo e que pode ser acessado no endereço http://criarumsiteno.webnode.com/ para que você entenda que a criação de páginas no Webnode é muito simples.

ESCOLHA O TIPO DE SITE QUE DESEJA CRIAR NO WEBNODE.

Podemos escolher entre dois tipos de sites para criar no Webnode ou então desenvolver uma loja virtual para comercializar produtos e serviços.Criar um site pessoal, empresarial ou loja virtual no Webnode.

Para utilizar a versão de graça, escolha a opção “Site pessoal”, também podemos escolher entre as opções, “Site empresarial” ou “Loja virtual” e utilizar um período de avaliação gratuita.

ESCOLHER UM MODELO DE TEMPLATE NO WEBNODE

Na segunda etapa, podemos escolher a aparência e design que cada página terá no site. O serviço disponibiliza centenas de modelos para escolher.

Escolher um modelo de template no Webnode.Procure escolher um template que melhor se adapte ao conteúdo que será publicado. Para escolher um tema, basta selecioná-lo e, em seguida, selecione o botão “Continuar”.

Quando terminar, aguarde a montagem do seu novo site. Você será redirecionado para a tela de edição e que já terá o modelo definido por você. Para começar a personalizar suas páginas, selecione a opção “Começar a editar”.

COMO EDITAR UM SITE NO WEBNODE

Ao inscrever-se, escolher o tipo de site e o tema que você preferir usar, você será direcionado para o construtor de sites Webnode. O editor tem algumas funções básicas e todo o conteúdo pode ser personalizado ou até excluído de acordo com as suas necessidades.

Colocar um logotipo no Webnode.

Selecione o nome do seu site, localizado na parte superior da página. Abre-se uma nova janela com diferentes opções. Podemos enviar uma logomarca ou alterar o estilo de escrita.

Colocar um logotipo no Webnode.Alterar o cabeçalho do site.

Personalize o cabeçalho do site facilmente, selecione o ícone de roda dentada, disponível através da barra de ferramentas lateral e esquerda do editor. Abre-se uma guia com diferentes alternativas, basta enviar uma imagem ou selecionar o visual que atenda as suas necessidades.

Personalizar cabeçalho no Webnode.

Adicionar conteúdo.

Além de utilizar um template já construido, também podemos excluir ou adicionar conteúdo. A opção é ideal para quem deseja adicionar imagens, vídeos, músicas ou novos elementos. Para fazer isso, selecione o ícone disponível em cada seção.

Como adicionar conteúdo no Webnode.

Editar ou adicionar conteúdo.

Selecione um local para fazer a edição de conteúdo. Abre-se uma nova janela com diferentes opção. Por exemplo, ao selecionar um texto, podemos utilizar diferentes elementos para personalizá-lo.

Editar site criado no Webnode.

Criar novas páginas no Webnode.

É possível criar páginas no Webnode de forma simples e intuitiva. Faça isso ao selecionar a alternativa “Páginas”, através da barra de ferramentas superior do editor. Uma janela é aberta onde será permitido gerenciar ou criar novas página para o seu site.

Criar ou excluir páginas no Webnode.

Arraste as páginas para reordená-las. Arraste para a direita para criar sub páginas. Além disso, você poderá alterar as propriedades de cada página, seu nome e endereço URL.

COMO ENTRAR E FAZER LOGIN NO WEBNODE.

Usar o Webnode é muito simples, depois de cadastrar-se e produzir um site no serviço, será possível acessá-lo e editá-lo a qualquer hora e, em qualquer lugar, basta visitar a página inicial do serviço e depois selecionar a opção “Entrar”, disponível no menu superior da página inicial do Webnode.

Veja nesta imagem como fazer login no Webnode para editar o site.

Depois de fazer login no Webnode, você será redirecionado para a página “Meus Projetos”, onde será possível editar e configurar um site criado no Webnode.

Selecione o site que você deseja modificar ou publicar conteúdo, feito isso, selecione a opção “Administrar site”.

Aprenda como administrar um site no Webnode.

PUBLICAR UM SITE CRIADO NO WEBNODE

Já com o site pronto, chega então a hora de publicá-lo na Internet para que seja compartilhado e acessível para todos os visitantes.

Publicar na internet um site criado no Webnode.

Selecione a alternativa “Publicar” e, em seguida, suas páginas estão prontas para serem acessadas e compartilhadas.

CONFIRMAR A CONTA NO WEBNODE

Para completar o seu registro no Webnode e para que todas as ferramentas do seu novo site sejam habilitadas, verifique o seu endereço de e-mail para confirmar e completar a sua assinatura.

Como confirmar a conta no Webnode.

Acesse o seu serviço de e-mail e que precisará ser o mesmo endereço fornecido durante o cadastro e, em seguida, abra a mensagem de verificação do Webnode, siga as instruções para completar o seu registro.

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO GRATUITO WEBNODE.

O serviço de montar um site de graça do Webnode pode ser utilizado sem nenhum custo e com algumas limitações que podem ser eliminadas ao contratar o serviço pago.

Para quem deseja ter um site profissional e sem nenhum tipo de limitação, o melhor é criar um site pago no Webnode que pode ser adquirido a partir de R$16.95/mensais. O serviço gratuito para o desenvolvimento do seu projeto oferece:

  • Armazenamento próprio com espaço de 100 MB em disco, disponível no servidor para o seu site;
  • Limite de 1 GB mensal de tráfego no seu site;
  • Versão para celular, o construtor de sites cria automaticamente uma versão própria do seu sítio eletrônico para ser acessado em dispositivos móveis;

Embora exista certas limitações, os sites gratuitos criados no Webnode são bem feitos, estáveis e fáceis de mexer, o serviço é bom e bastante intuitivo. Se precisar de mais recursos, poderá adquirir um dos serviços premium a qualquer momento sem a necessidade de refazer o site

 

Fontes: Hotmart, Crieumsite, websitetooltester

 


Ilan Brazileiro

Formado em Sistemas de Informações e apaixonado aprender!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.