Como escolher o domínio perfeito para seu negócio

Publicado por Ilan Brazileiro em

Registrar domínio perfeito

A escolha do domínio perfeito é uma decisão que pode impactar para sempre o seu negócio online. É através dele que seus clientes vão chegar até você e seu negócio será conhecido na internet.

Por conta de toda essa responsabilidade, a escolha do domínio para seu negocio online é de fundamental importância para o sucesso dele.

Se você ainda não sabe o que é um domínio, veja aqui “O que é um domínio? Guia para iniciantes, você tem que saber também Qual a diferença entre Domínio e Hospedagem de sites?“, e depois de ler todo esse artigo, você volta aqui e veja “Como registrar domínio .br”.

Nesse momento é muito importante ter cuidado para não errar, um nome de domínio para sites na internet, pode fazer toda a diferença na hora do cliente encontrar você ou seu concorrente.

Para começar, o ideal é que você faça uma lista de nomes sugestivos ao seu tipo de negócio online. Além de facilitar a sua escolha depois de terminar de ler esse artigo, ainda vai te salvar caso o nome escolhido não esteja disponível para registro.

O domínio escolhido reflete a sua marca, ou é abrangente?

Um nome de domínio deve ter a cara da sua marca, quanto mais original para sua marca melhor, um nome para registro de domínio muito abrangente, pode fazer com que seu cliente acabe encontrando outras empresas no lugar da sua, quando for fazer uma pesquisa na internet.

Um outro problema com nomes muito abrangentes é a dificuldade das pessoas lembrarem o nome exato do seu domínio. Assim elas vão acabar pesquisando novamente na internet e tem a chance de encontrar outras empresas para o seu lugar.

Se seu negócio é piscinas, deve ser tentador colocar algo do tipo, www.piscinasonline.com.br, ou www.piscinas.com.br, etc…

Mas imagine a quantidade de coisas que apareceriam com uma pesquisa no Google com o termo piscinas online?

Seu domínio é fácil de pronunciar?

Nós, seres humanos, lembramos mais facilmente daquilo que temos facilidade de falar e pensar. E, sim, isso inclui a “pronúncia” dentro da nossa própria cabeça! Inclusive, esse viés cognitivo tem um nome científico: processamento de fluência.

Isso quer dizer que, de modo de geral, você deve evitar domínios que:

  • Contenham números;
  • Sejam difíceis de pronunciar;
  • Sejam ambíguos ou tenham várias pronúncias possíveis;
  • Façam trocadilhos confusos ou misturem duas palavras.

Seu domínio é o mais curto possível?

De modo geral, quanto mais curto for o seu domínio, melhor.

Por quê? Quanto menos caracteres um domínio tem, mais fácil ele se torna para lembrar e digitar.

Isso não quer dizer que você deve esquecer todas as outras regras.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre passar a impressão que você deseja e fazê-lo da forma mais breve possível.

Que tal um exemplo?

  • SobreRodasOnline.com pode ser um pouco longo demais.
  • SobreRodas.com tem personalidade, mas vai direto ao ponto, podendo ser uma melhor opção.
  • Rodas.com tem o mérito de ser curto, porém fica um pouco difícil de decifrar sobre o que se trata, além de ser relativamente genérico.

Sua extensão faz sentido para o seu negócio?

Responda com sinceridade: qual das opções abaixo parece mais profissional para você?

  • SobreRodas.com
  • SobreRodas.com.br
  • SobreRodas.net
  • SobreRodas.info
  • SobreRodas.co
  • SobreRodas.online
  • SobreRodas.io

Provavelmente você ficou entre as terminações .com ou .com.br, certo?

No mundo virtual fica claro que algumas extensões de domínio são mais consolidadas do que outras.

Isso não tem um motivo particular. Na verdade é uma questão de hábito.

Mas o fato é que o nosso cérebro, de alguma forma, julga mais confiáveis os sites que utilizam extensões tradicionais.

Porém, não é uma regra fixa. Como citamos anteriormente, se o seu negócio estiver na área de educação faz sentido ter um domínio “.edu”.

Da mesma forma que se for uma organização não governamental você pode optar pelo “.org”.

Seu domínio é original ou contém o nome de outra marca?

Sempre tome cuidado para não violar nenhuma marca registrada!

Nada impede você de comprar um domínio que tenha o nome de uma marca já existente, porém você pode ter problemas ao colocar conteúdos no ar.

Lembrando que isso não inclui somente nomes de empresas, mas também de produtos registrados.

Em caso de uma marca decidir processar você, não é a sua opinião que importa – nem a opinião deles -, e sim a decisão do juiz responsável.

Se você tiver dúvidas após pesquisar o nome do seu domínio, a melhor decisão é contatar um advogado.

Seu domínio é intuitivo?

Ao invés de ficar somente com suas preferências pessoais, pense no usuário.

O seu cliente-alvo seria capaz de associar imediatamente o nome do seu domínio com o que ele acha que você faz?

Se a resposta for sim, você está no caminho certo.

Às vezes não tem nada melhor do que testar.

Mostre o nome do seu site para algumas pessoas e veja a reação delas.

Você não tem nada a perder. O pior que você pode fazer nessa hora é ficar só no “achismo”.

Seu domínio contém sua palavra-chave principal?

Esse ponto é como um bônus.

Você não deve ficar obcecado por incluir sua palavra-chave no domínio.

Pelo menos não a ponto de descartar qualquer ideia que não contenha o termo.

Ainda assim, usar sua principal palavra-chave no domínio ajuda.

Tanto em termos de posicionamento e identificação do público como no SEO (otimização para os motores de busca).

Seu site pode receber mais visitas do Google ao preencher este critério.

Portanto, se puder incluir, faça.

Mas lembre-se que o mais importante é responder corretamente às perguntas anteriores, combinado?

 

Fonte: Rockcontent.com

Ilan Brazileiro

Formado em Sistemas de Informações e apaixonado aprender!

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