Conhecendo os principais tipos de sites e negócios na internet

Publicado por Ilan Brazileiro em

Conhecendo os principais tipos de sites

Sempre que alguém vem até mim e fala sobre criar um site, eu sempre devolvo com outra pergunta: “O que você quer fazer com um site?”. A criação de um site na internet envolve muitas coisas e a primeira delas é saber qual o seu objetivo em criar um site.

Ele é um site para vender na internet? É um site de sua empresa? É um site para seu negócio online? É uma loja virtual?

Para cada uma das perguntas acima existem variáveis que podem fazer com que seu site seja um sucesso e de o retorno esperado, ou seja um site que vai para o ar e depois de alguns meses ninguém mais acesse.

Então o primeiro passo para criar seu site na internet é saber exatamente o objetivo que você quer dar para ele. Depois pensar na forma operacional dele.

Essa forma operacional pode mudar bastante e existem muitas soluções para os mais diversos campos de negócios. Então conheça bem o seu negócio ou empresa.

Segue alguns modelos de negócios para sites na internet.

Site tipo Loja Virtual ou Ecommerce

principais tipos de site

Uma Loja virtual ou ecommerce, como também são chamados, são tipos de sites onde você pode vender produtos físicos e digitais por todo o mundo, algo impossível se você apenas tivesse uma loja física.

Para esse tipo de negócio existem empresas especializadas onde você só precisa escolher seu tema (personalidade do seu site), expor seus produtos e escolher a forma que vai receber por eles.

Alguns exemplos de empresas são o nuvemshop, Shopify, lojaintegrada. Você pode acessar o site delas e dar uma olhada se o seu objetivo for lojas virtuais

Existem também alguns CMS próprios para criar lojas virtuais, mas você precisaria de um pouco mais de conhecimento técnico para fazer funcionar. Como o Woocommerce para WordPress, Presta Shop, Magento, OpenCart dentre outros.

Site para pequenas empresas

Hoje em dia esse tipo de site ficou bem mais simples e limpo. Para as empresas onde o seu público está muito mais ligado a forma física do que a virtual, uma boa opção e sugestão é o tipo de site OnePage .

Nos sites OnePage as principais informações ligadas a empresa ou negócio em questão estão disponibilizadas em uma única página, separadas por seções. Não é preciso engajamento técnico para fazê-las e nem é preciso atualizações constantes.

Sites do tipo Blog

Os blogs são sites que tem por objetivo levar algum tipo de conteúdo para os clientes ou seguidores. Tratam geralmente de explicações e conteúdos para determinados temas. Por exemplo: um site de empresa de viagens pode ter um blog que fale de trilhas.

Existem muito CMS para Blog também, mas o mais conhecido é o WordPress. Com ele você pode montar seu blog de forma bem rápida e ainda tem uma infinidade de plugins que podem fazer o que você quiser no seu blog.

Site do tipo Educacional – Curso Online

Uma ótima idéia para você que tem algum talento específico. Por que não criar o seu próprio curso online? Você pode ensinar técnicas de algum esporte, hobby ou atividade específica, e estabelecer sua autoridade no assunto como um expert e atrair pessoas que tem o mesmo interesse.

Sim, eu sei que existe o YouTube, porém quando você cria um curso para vender, o mínimo que você quer é que seus vídeos fiquem protegidos e com o acesso limitado de pessoas.

Para esse tipo de conteúdo existe ferramentas específicas também. Você pode dar uma olhadinha na Udemy, ou no próprio Hotmart.

Sites do tipo de Notícias

As pessoas buscam por informações em diferentes fontes. E se você consegue entregar um conteúdo de qualidade e credibilidade, um site desses será a escolha certa para você.

A forma mais fácil de monetizar esse tipo de site é com anúncios, experimente o Adsense ou faça parcerias com as mais variadas fontes.

Como um site de notícias precisa ser ágil e fácil de trabalhar, o WordPress tem ótimos temas totalmente voltado para esse tipo de site.

Sites do tipo Portifólio

Mostre suas habilidades na internet, mantenha-se presente sempre que alguém pesquisar sobre você e garanta sua visibilidade. Quem não é visto não é lembrado, certo? Prepare-se para novos clientes, entrevistas de emprego e para a concretização de negócios.

Mais uma vez o WordPress pode te ajudar nisso.

Escolhendo um domínio

Depois de ter em mente o que você quer para sua empresa ou seu negócio online. O próximo passo é registrar um domínio. Registrar como sua empresa será conhecida na internet.

Existem várias formas de você registrar um domínio. Existem também vários tipos de domínio que você pode registrar tais como .com, .net, .com.br, .org. Dependendo do seu tipo de negócio você deverá escolher o tipo de domínio que mais lhe agrade.

O mais recomendado será sempre o .com.br, nada ligado a parte técnica. Qualquer um dos tipos de domínio funcionarão, apenas uma questão de consenso. As pessoas tendem a confiar muito mais em domínios com a terminação .com.br

Você pode ler “Como registrar domínio .br” e saber mais.

Você pode querer ler também: O que é um domínio? Guia para iniciantesQual a diferença entre Domínio e Hospedagem de sites?


Ilan Brazileiro

Formado em Sistemas de Informações e apaixonado aprender!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.