Como escolher uma Hospedagem de Site WordPress

Publicado por Ilan Brazileiro em

Vai criar um site ou o blog da sua empresa, e ainda, você quer usar o CMS mais conhecido mundialmente? Não tem para onde fugir, você vai precisar de uma hospedagem de site WordPress e com certeza de um domínio.

A hospedagem de sites grátis ou não, é item essencial para você disponibilizar seus arquivos pela internet.

E com certeza essa escolha tem que ser bem feita, pois uma escolha mal feita poderá gerar custos lá na frente com a troca de hospedagem.

Uma boa hospedagem garante a segurança e o suporte de manter o seu site sempre ativo, e com o seu servidor sempre rodando.

O que é uma hospedagem de site?

Como o próprio nome já fala, ele é um servidor que serve para hospedar sites, ou seja, os arquivos das páginas do seu negócio online.

É nesse computador (servidor de arquivos), que podemos hospedar as páginas do nosso site, para que através do nosso domínio, nossos clientes cheguem até nós.

Ficou na dúvida sobre o que é dominio? Aperte: O que é um domínio? Guia para iniciantes

Estes servidores ainda oferecem muitos outros serviços que podem ser agregados ao seu negócio como e-mail marketing, navegação em nuvem, servidor compartilhado, hospedagem de sites WordPress grátis ou não, entre outros.

O Que uma Hospedagem de Sites WordPress precisa ter para oferecer o serviço?

Um servidor de hospedagem pode hospedar diversos tipos de sites e negócios na internet. Para quem pretende utilizar o CMS do WordPress, você vai precisar de alguns recursos instalados e configurados no seu servidor.

hospedagem de site wordpress

Ao adquirir uma hospedagem WordPress, ela deve ter no mínimo disponível um servidor Apache, rodando com PHP e o Banco de Dados do MySql.

Estes são itens essenciais para a utilização do WordPress. Em algumas hospedagens, você pode instalar o WordPress de forma automática, sem a necessidade de muito conhecimento técnico para isso.

Como escolher a Melhor hospedagem de sites WordPress

A maioria, senão a totalidade das empresas de hospedagem oferecem o WordPress como ferramenta. Seja ela uma hospedagem gratuita para WordPress ou não.

O ponto mais relevante que você tem avaliar, sem dúvida nenhuma é o suporte e canais de atendimento da empresa.

Se você vai iniciar ou já tem um negócio na internet, com certeza um dia você vai acabar precisando falar com essa empresa para solicitar um serviço ou um suporte. E nesse ponto que muitas empresas deixam a desejar.

E é nessa hora que uma boa hospedagem pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Concluindo, para escolher a melhor hospedagem de site WordPress, na verdade você tem que avaliar o atendimento e suporte! Segue algumas dicas para fazer essa avaliação:

  • Verifique quais canais de atendimento a hospedagem possui. Se a empresa tiver disponível, em determinado horário, um chat ao vivo, já seria um bom sinal.
  • Tente verificar também o tempo de resposta para os tickets abertos no suporte.
  • Sites de reclamações também são bons lugares para pesquisar mais sobre a hospedagem. Se tiver muitas reclamações do suporte, você já pode começar a pensar em descartar essa opção.

Eu Posso Utilizar Hospedagem de site Grátis

Como comentado acima, existem muitas vantagens de ter uma hospedagem paga, mas nada impede a você obter uma hospedagem gratuita. Existem hospedagens gratuitas que abrigam os arquivos do WordPress.

O problema dessas hospedagens gratuitas está principalmente na falta de suporte.

Mas outros problemas também podem ser encontrados:

  • sem garantia do seu site sempre ativo,
  • a impossibilidade de inclusão de um domínio próprio, ou seja a marca da sua empresa
  • não permitirem a configuração de Caixa de E-mails personalizadas
  • entre outras coisas.

Caso você tenha pouco conhecimento do assunto, talvez não consiga entender a importância dos serviços acima mencionados.

Somente com o tempo eles vão fazer falta para seu site na internet e você terá que gastar mais para fazer a migração de servidores.

Hoje o preço de uma boa hospedagem com todos os serviços citados acima, gira em torno de R$ 25,00. Claro que estou considerando um site de porte no máximo médio. Conforme a sua necessidade de mais serviços, o preço pode aumentar um pouco.

hospedagem de site wordpress

E aí? O que achou desse artigo? Deixe seu comentário… Obrigado


Ilan Brazileiro

Formado em Sistemas de Informações e apaixonado aprender!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.