Vai criar seu blog ou o site da sua empresa? Você vai precisar de uma hospedagem de sites. A hospedagem de sites, seja ela gratuita ou paga, é item essencial para qualquer tipo de negócios online. Uma boa hospedagem garante a segurança e o suporte de manter o seu site sempre ativo.

É no servidor de hospedagem que os arquivos do seu site ficam armazenados. Ele os mantem ativos através do seu domínio, dando acesso aos seus usuários e clientes. Nestes servidores de hospedagem de sites, ainda oferecem muitos outros serviços que podem ser agregados ao seu negócio como e-mail marketing, navegação em nuvem, servidor compartilhado entre outros.

O Que uma Hospedagem de Sites Precisa para utilizar o WordPress

Um servidor de hospedagem pode hospedar diversos tipos de sites e negócios na internet. Para quem pretende utilizar o CMS do WordPress, você vai precisar de alguns recursos instalados e configurados no seu servidor.

Ao adquirir uma hospedagem para trabalhar com o WordPress, ela deve ter no mínimo disponível um servidor Apache, rodando com PHP e o Banco de Dados do MySql.

Eu Posso Utilizar Hospedagem Grátis para o WordPress

Como comentado acima, existem muitas vantagens de ter uma hospedagem paga, mas nada impede a você obter uma hospedagem gratuita. Existem hospedagens gratuitas que abrigam os arquivos do WordPress.

O problema dessas hospedagens gratuitas está principalmente na falta de suporte. Mas outros problemas podem ser encontrados: não ter garantia do seu site sempre ativo, não possibilitar a inclusão de um domínio próprio, não permitirem a configuração de Caixa de E-mails personalizadas entre outras coisas.

Se você tem pouco conhecimento do assunto, talvez não consiga entender a importância dos serviços acima mencionados. Somente com o tempo eles vão fazer falta e você terá que gastar mais para fazer a migração de servidores. Hoje o preço de uma boa hospedagem com todos os serviços citados acima, gira em torno de R$ 25,00. Conforme a necessidade de mais serviços o preço pode aumentar um pouco.

Suporte o Ponto Mais Importante de uma Hospedagem Paga

Ter uma hospedagem de sites paga vai além da utilização de vários serviços. Podemos citar o suporte como ponto mais importante. Você pode fazer uma comparação das diversas Hospedagens no site Melhor Hospedagem de Site e escolher qual a melhor opção para você.

Para exemplificar o que eu disse acima vamos imaginar o seguinte estudo de caso:

Você criou um loja virtual e um determinado dia sua expectativa de vendas vai aumentar e muito (Véspera das Dias das Mães por exemplo). Daí você esta começando bem o dia, vendendo como o esperado e de repente seu site sai do ar! O que fazer? Se você não estiver utilizando uma hospedagem que conte com um bom suporte, você não tem o que fazer além de rezar para que o site volte para o ar.

Eu poderia dar muitos exemplos aqui das anomalias da internet, e dos tipos de servidores existentes por aí, mas esta não é a intenção deste artigo. Trago essas informações para que em sua escolha você tente minimizar os problemas futuros.


Ilan Brazileiro

Formado em Sistemas de Informações e apaixonado aprender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.